Um dos eventos mais relevantes do mercado de food service é a SIAL, feira de negócios especializada na indústria de processamento de alimentos. E na edição de 2022 muitas informações relevantes foram divulgadas e compartilhadas pelo especialista em competitividade empresarial do Sebrae RS, Roger Klafke. Confira:
1) Ingredientes: a formulação dos produtos e as letras miúdas na lista de ingredientes preocupam o consumidor que está cada vez mais atento ao que está ingerindo. O consumidor está de olho nos ingredientes e cada vez menos aceita produtos artificiais ou desconhecidos na sua mesa.
2) Produtos locais – Conflitos internacionais, custo logístico e inflação, ampliam oportunidades para produtos locais. Com a atenção voltada para o desenvolvimento regional, questões sociais e o meio ambiente, pequenos produtores ampliam o protagonismo. Cadeias de fornecimento curtas e a conexão “do campo à mesa” nas cadeias produtivas geram desenvolvimento e valor adicionado aos municípios.
3) Prazer – Saúde é o principal direcionador para o desenvolvimento de produtos, mas ao mesmo tempo o prazer e a satisfação gerada ao consumir o alimento seguem fundamentais. A gordura, o sal e o açúcar são os grandes vilões, mas não desaparecem e seguem como alternativa para o consumidor que eventualmente quer “chutar o balde”.
4) Saúde – O principal direcionador da feira foi a saúde e a sua relação com os alimentos e bebidas. Novos produtos e serviços devem levar saúde ao consumidor. A partir deste direcionador, questões como a saudabilidade, imunidade, clean e clear label, orgânicos e plant based, ganham ainda mais potência no mercado.
5) Timming é tudo – Observar tendências e colocar em prática é um exercício que parece simples. Empreendedores se animam com as novidades e precisam estar adaptados ao tempo do mercado para o que é novo. Precisamos ler as tendências e se preparar para as mudanças que estão por vir. A leitura com cautela é necessária para não chegar cedo demais e não encontrar ninguém ou perder o “trem” e se atrasar.
6) Alimento como remédio – No “guarda-chuva” da saúde e bem-estar, os produtos para a imunidade e longevidade em formato de bebidas e shots (pequenas doses) e barras, possuem destaque. Produtos sem adição de açúcar, conservantes, corantes artificiais e com foco no mercado “inclusivo” (sem glúten, lactose e outros), seguem crescendo.
7) Proteína animal e vegetal – O sabor e o prazer que o consumo da carne oferece é a principal razão para a preferência do consumidor. Segundo as pesquisas, mesmo preocupados com questões relacionadas ao bem-estar animal e sustentabilidade, a maioria prefere “carne de verdade”. Simultaneamente, crescem as opções e variedades de proteínas vegetais, as chamadas “plant based”.
8) Do prato ao campo – A lógica e o fluxo de criação e desenvolvimento deve partir da compreensão do comportamento, do desejo ou dor do consumidor. A partir do consumidor, pensamos no que produzir, transformar, industrializar, embalar e devolver a ele. Parece simples, mas é um exercício constantemente esquecido.
9) Ética – A preocupação com o meio ambiente, questões sociais, governança e sustentabilidade assumiram protagonismo no mercado. Redução de desperdícios, redução do uso de plástico e de embalagens não recicláveis, produção sustentável, upcycling, merecem atenção.
10) Tecnologia – A tecnologia acessível oferece transparência, rastreabilidade e conhecimento ao consumidor de alimentos, conectando a indústria com o consumidor, ajudando na sua tomada de decisão e facilitando o acesso dele a empresa/produto.
Incrível, não é? Manter-se atualizado é essencial e esperamos que essas informações te ajudem a repensar o mercado. Aqui na Arbolê compartilhamos a filosofia de que a saúde começa pela boca e seguimos nas pesquisas e desenvolvimento de produtos que contribuam para o bem-estar por meio de uma alimentação saudável, prática e com sabor.